Toxoplasmose

Há muitos mitos envolvendo os felinos e a toxoplasmose. Principalmente em relação a uma mulher grávida e seu gato, pois muitas vezes são orientadas a doar seus gatinhos pelo risco de contrair toxoplasmose durante a gravidez.

Mas aqui vamos esclarecer algumas informações a respeito dos gatos e a transmissão de toxoplasmose por eles.

Os felinos só eliminam o parasita 1 vez na vida, isso é, quando eles adquirem pelo primeira vez. Além disso, nessa primeira infecção eles eliminam por um curto período (1 a 2 semanas).

Os felinos adquirem o protozoário ao ingerir carne crua. Caso queiram continuar a oferecer, o ideal é fornecer carne crua que tenha sido congelada por um período de pelo menos 7 dias a uma temperatura de -12°C.

Outra informação importante é que os felinos eliminam os protozoários através das fezes na forma não infectante, para se tornar  infectante e possa contaminar é necessário que as fezes fiquem de 48 - 72horas no ambiente.

Gestantes não precisam se desfazer de seus gatos. Basta fazer um exame de sangue para saber se o seu gatinho já teve contato com a toxoplasmose anteriormente. Se o resultado der negativo, mantenha a higiene diária e a  alimentação dentro do recomendado.

Vale lembrar que os felinos não são a única maneira de contrair a toxoplasmose, ela pode ser transmitida das seguintes maneiras: